Procedimento Watchman

Informe-se sobre o implante de WatchmanTM

Descrição geral sobre como funciona o dispositivo WATCHMANTM

A seguinte animação mostra como se implanta o dispositivo WATCHMANTM no apêndice atrial esquerdo

WATCHMAN device
  • O procedimento tem uma duração média de 1 hora e o paciente deve permanecer em observação durante as seguintes 24 horas.
  • O procedimento é realizado em uma sala de hemodinâmica e geralmente requer anestesia geral.
  • Todo o procedimento é guiado com imagens obtidas por ecografia transesoágica (ETE).
  • Inicialmente é realizada uma canulação percutânea da veia femural direita; através da veia cava inferior, chega-se ao átrio direito, usando a técnica de "punção transeptal", perfura-se o septo interatrial de maneira segura e em uma localização específica. Uma vez no átrio esquerdo, procede-se  ao acesso do apêndice atrial esquerdo e, finalmente, uma vez cumprida uma série de critérios, libera-se o dispositivo.
  • Posteriormente ao implante, o paciente requererá uma terapia que favoreça a endotelização , com tempos que podem variar entre 3 e 6 meses, dependendo da terapia escolhida.

NO ESTUDO CLÍNICO PREVAIL, IMPLANTOU-SE O DISPOSITIVO WATCHMANTM SATISFATORIAMENTE EM 95% DOS PACIENTES.

"As razões para o cancelamento do implante foram as seguintes: o paciente não deixou de tomar anticoagulantes antes da intervenção; a ecocardiografia transesofágica (ETE) anterior à implantação revelou um novo trombo no AAE; o tamanho e a forma do AAE não foram ótimos pra o dispositivo,; e surgimento de um evento adverso que forçou a interrupção da intervenção.1

WATCHMAN Medicos

O implante WATCHMANTM é usado nos centros médicos mais importantes de todo o continente.

  • Mais de cinquenta importantes centros médicos latino-americanos têm autorização para usar o Implante WATCHMANTM
  • O programa de capacitação WATCHMANTM para os médicos consiste de várias fases, como capacitação didática, capacitação na obtenção de imagens, capacitação na seleção de pacientes, seleção do dispositivo, tratamento das complicações e supervisão opcional dos médicos. 
  • Os médicos competentes nas intervenções transeptais estão prontos para implantar o dispositivo WATCHMANTM.

Referenciando um paciente

Está pensando em referenciar um de seus pacientes com FA não valvar? 

Bibliografia: 

  1. Holmes DR Jr, Kar S, Price MJ, et al. Prospective randomized evaluation of the Watchman Left Atrial Appendage Closure device in patients with atrial fibrillation versus long-term warfarin therapy: the PREVAIL trial. J Am Coll Cardiol. 2014;64(1):1-12. 2. Holmes DR Jr, Doshi SK, Kar S, et al. Left atrial appendage closure as an alternative to warfarin for stroke prevention in atrial fibrillation: a patient-level meta-analysis. J Am Coll Cardiol.2015;65(24):2614-2623.